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Trusis Regras

5 ou mais jogadores

Trusis é um jogo de mistério e investigação baseado em equipes. O jogo alterna entre fases de dia e noite.

No início do jogo, cada jogador recebe secretamente uma carta de personagem, que pode lhe conceder poderes para o dia ou para a noite.

Todos os personagens pertencem a uma das três equipes: Humanos, Trusis e Náufragos. Cada equipe é composta por um ou mais personagens e tem seus próprios objetivos de vitória.

🎯 OBJETIVO DO JOGO

Equipe HUMANA: Matar todos os Trusis.

Equipe TRUSIS: Obter uma maioria de Trusis sobre os outros personagens (incluindo os de sua equipe e excluindo os náufragos) ou matar todos os jogadores das outras equipes.

Equipe NÁUFRAGO: Ter um membro da sua equipe vivo quando as condições de vitória de uma das outras equipes forem atendidas. Isso invalidará a vitória delas e a equipe Náufrago vencerá.

🎲 JOGABILIDADE

Os jogadores podem falar publicamente ou em particular a qualquer momento do jogo. Para o sucesso do jogo, é aconselhável que todos participem ativamente das discussões para levantar suspeitas, acusar outros jogadores e se defender.

Jogadores que morrem durante o jogo ainda podem falar, mas não poderão mais usar seus poderes especiais.

☀️ DIA

O jogo começa com a fase de DIA. Cada dia, todos os jogadores vivos podem discutir e votar em outro jogador para matar. O voto é opcional e os jogadores podem mudar seus votos até passarem. No final da fase, o jogador com mais votos morrerá. Em caso de empate, ninguém morre.

Durante o DIA, personagens com poderes diários poderão usá-los.

🌙 NOITE

Cada noite, qualquer Trusis vivo pode votar para matar um jogador. O voto é opcional e os jogadores da equipe Trusis podem mudar seus votos até passarem. No final da fase, o jogador com mais votos morrerá. Em caso de empate, ninguém morre.

Durante a NOITE, personagens com poderes noturnos poderão usá-los.

👹 PERSONAGENS

Segue a lista dos personagens disponíveis divididos por equipe, junto com seus poderes especiais (se houver).

Equipe HUMANA

  • HUMANO: Um Humano comum sem poderes especiais.
  • VARREDOR: Cada noite o Varredor pode selecionar um jogador vivo para ver se ele é Trusis, Náufrago, ou nenhum deles.
  • COVEIRO: Cada noite o Coveiro saberá se o jogador que morreu durante o dia era um Trusis ou não. Ele não saberá o papel dos jogadores que morreram depois dele.
  • PADRE: Cada noite o Padre pode selecionar outro jogador para proteger da morte dos Trusis naquela noite.
  • SÁBIA: Cada noite a Sábia pode selecionar outro jogador para adicionar um voto adicional (invisível) para o dia seguinte.
  • CAVALEIRO BRANCO: Durante o dia ou a noite, o Cavaleiro Branco pode se sacrificar para trazer um jogador morto de volta à vida na próxima fase.

Equipe TRUSIS

  • TRUSIS: Trusis conhece a identidade de todos os outros Trusis. Cada noite ele pode votar para matar um jogador. Recomenda-se que os Trusis coordenem para decidir qual jogador eliminar.
  • AÇOUGUEIRO: O Açougueiro tem uma faca afiada e sede de sangue, mas não possui poderes especiais.
  • ILUSIONISTA: Durante o dia, o Ilusionista pode dar dois votos: um falso, mas visível, e um verdadeiro, mas invisível, que será contado para a morte do dia.
  • ORÁCULO: Cada noite o Oráculo pode selecionar um jogador vivo para ver seu papel exato.
  • CAVALEIRO NEGRO: Durante o dia ou a noite, o Cavaleiro Negro pode se sacrificar para trazer um jogador morto de volta à vida na próxima fase.
  • KAMIKAZE: Durante a noite, o Kamikaze pode se sacrificar para matar um jogador. Um jogador alvo do Kamikaze não pode ser protegido pelo Padre.
  • COVEIRO: O Coveiro sabe a identidade de todos os outros Coveiros (se houver) e Trusis. Cada dia ela saberá o papel exato do jogador morto pelos Trusis. Ela não saberá o papel dos jogadores que morreram depois dela.

Equipe NÁUFRAGO

  • NÁUFRAGO: O Náufrago não possui poderes especiais e não conhece a identidade de outros Náufragos (se houver).

⚙ CONFIGURAÇÃO DA PARTIDA ️

Os jogadores podem escolher livremente os personagens a incluir no jogo com base no número de jogadores envolvidos. É aconselhável escolher conjuntos equilibrados, evitando vantagens excessivas para uma ou mais equipes.

Algumas diretrizes para escolher os personagens:

  • Os jogos devem ser idealmente jogados com pelo menos 8 jogadores. Jogos com menos jogadores são permitidos, mas podem ser menos jogáveis.
  • Independente dos outros personagens, devem haver 2 Trusis para 7 ou mais jogadores, 3 Trusis para 11 ou mais jogadores, etc.
  • Deve haver mais personagens da equipe Humana do que o número combinado de personagens das equipes Trusis e Náufrago.

© 2009 Trusis